Atividade 3.8 Sub-tema: Criação de um produto hipermídia(Apresentação aula presencial)
Segundo Laufer & Scavetta, hipermídia (ou Hipermédia em
Portugal) é a reunião de várias mídias num suporte computacional,
suportado por sistemas eletrônicos de comunicação. O livro Texte,
Hipertexte, Hipermedia, lançado originalmente em francês, faz alusões
explícitas ao criador do Hipertexto e da Hipermídia e procura dar uma
visão histórica dos fatos relacionados à invenção do conceito. No Brasil
um dos primeiros livros lançados sobre o tema foi o do pesquisador
André Parente. O livro Imagem-Máquina, editado pela editora 34 em 1993
traz uma série de textos interessantes sobre o assunto. Outros livros
não seguiram algumas linhas propostas pela leitura organizada por
Parente, mas temos de notar que no Brasil surgiu uma tendência a
associar metáforas gregas às definições de hipermídia, o que, diga-se de
passagem, não é só uma escolha dos pesquisadores dessa área no Brasil.
Contudo, essa tendência não é notada em outros lugares, tendo em vista
que a hipermídia vem sendo disseminada no campo interdisciplinar da
literatura, da escrita criativa e da computação em países como Estados
Unidos, Inglaterra, Espanha e França e produzindo resultados
interessantes no âmbito da experimentação do que Ted Felipos prenunciou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário