Programa de
Capacitação do Eproinfo
Tecnologias na Educação - Ensinando e Aprendendo com as TIC’s
Núcleo Tecnológico Educacional – NTE –
Coremas/PB
Participantes: Francinaura Almeida Rodrigues Buriti
Francisca Roberto
Nunes
Formadora: Maria José Alves Gomes Leite
Tema: Atividade 2.5
Sub-tema: Planejando atividade com hipertexto
ou internet
Projeto: A água
Objetivo
geral:
Despertar o interesse para
a conscientização de preservação e que a água é condição essencial de vida a
todo ser vegetal, animal ou humano.
Justificativa:
Sentimos a necessidade de
desenvolver esse trabalho por morarmos em um lugar onde existe água em
abundancia, mas é bastante desperdiçada por não existir a conscientização da
importância da água, pois ela é o maior bem da natureza e sem ela não podemos
viver.
Metodologia:
As
aulas serão desenvolvidas através de:
Leitura
de textos: informativo, poesias e músicas;
Produção
de textos;
Pesquisas;
Recortes
de jornais;
Cartazes;
Formulação
de perguntas e explicações sobre o tema;
Dramatização;
Exposição
de vídeo.
Etapas
Previstas:
1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.
1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.
2ª Etapa: Exposição de um vídeo “A Turma da
Clarinha”, o vídeo aborda os seguintes assuntos:
O ciclo da água;
A ETA (estação de tratamento da água);
A ETE (estação de tratamento de
esgoto)
O desperdício da água.
3ª Etapa: Promover um debater sobre os assuntos
mostrados no vídeo.
4ª Etapa: Apresentação de uma dramatização, tendo
como personagens: a água, a ecologia e o sol.
5ª Etapa: Ao final da dramatização cantar e
trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes.
6ª Etapa: discussão sobre a dramatização, onde
os alunos montarão os diálogos.
7ª Etapa: A professora irá expor um poema sobre
a água e em seguida trabalhar a interpretação do texto.
8ª Etapa: Os alunos irão produzir seus próprios
poemas.
9ª Etapa: Os alunos, em equipes, irão
confeccionar cartazes relacionados aos assuntos trabalhados.
10ª Etapa: Nesta última será realizada a
culminância dos trabalhos produzidos pelos alunos.
Tecnologias
e Mídias Utilizadas:
Micro-syster;
Câmera digital;
Televisão e DVD.
Alunos
Atendidos:
50 alunos do 4º e 5º ano.
Duração:
15 dias.
Disciplinas
Envolvidas:
Ciências, português e artes.
Avaliação:
Os educandos foram avaliados de acordo
com os trabalhos apresentados, participação nas tarefas complementares,
produção de textos, cartazes e dramatização.
Conclusão:
Espera-se que ao término do projeto as
crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal
como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la,
levando para seu meio social todos esses aprendizados.
Culminância:
Exposição de trabalhos
feitos pelos alunos. As atividades propostas aos alunos (tarefas), bem como as
demais etapas das atividades poderão ser acessadas através dos blogs abaixo.
Referência
Bibliográfica:
ANEXOS
Atividades Trabalhadas
A
importância da água
A água é
um recurso essencial para a vida. Por isso é necessário preservá-la. Eis a
questão.
A vida só
se tornou perceptível após o aparecimento da água. Para termos uma noção em
relação a importância deste recurso basta parar e pensar. Por exemplo, nosso
corpo é constituído de 75% de água. O que á torna indispensável para vida
celular. E não só para o homem, mas, para outros seres que fazem parte do nosso
planeta.
Entretanto
97% da água está destinada aos oceanos e apenas 1 %, rios, lagos e etc.. O que
ocasiona grande parte dos problemas, pois necessitamos de água doce e, no entanto
possuímos em maior quantidade água salgada. Este é o ponto onde se encaixa a
questão da preservação.
O
desperdício de água cresce a cada dia, o que poderá provocar futuramente um
déficit em sua quantidade. Acarretando uma serie de problemas. Onde estes irão
afetar não só aos homens, mas principalmente ao meio ambiente.
Sendo
assim, economizar água torna-se um fator benéfico e essencial á vida. O que nos
torna responsável pelo controle do espaço aquático. Pois sua falta em alguns
casos pode provocar patógenos que levam até a morte.
Dado o
exposto pode-se dizer que, a melhor solução para a manutenção de nossa
existência é a pratica da preservação dos recursos hídricos. Desta maneira
cabem as entidades governamentais a criação de campanhas de conscientização.
Mas faça a sua parte que futuramente o planeta terra agradecerá.
Trabalhando sobre a água
I - Leitura Silenciosa
Sou cristalina e fresca,
Salgada e doce.
Todos dependem de mim;
Salgada e doce.
Todos dependem de mim;
Sou vida.
Existo nas nuvens em forma de gotas,
E quando caio me chamam de chuva.
Existo nos rios, nos lagos, nos mares,
Nas geleiras e até nos lençóis subterrâneos.
Corro nos leitos e pulo de altas quedas;
Banho-te todos os dias e mato sua sede;
Alegro as plantas quando as rego,
E balanço os barcos nos mares.
Você acha que sou farta, por isso me desperdiça.
Você me polui me maltrata.
Estou morrendo e você nem percebe.
E quando caio me chamam de chuva.
Existo nos rios, nos lagos, nos mares,
Nas geleiras e até nos lençóis subterrâneos.
Corro nos leitos e pulo de altas quedas;
Banho-te todos os dias e mato sua sede;
Alegro as plantas quando as rego,
E balanço os barcos nos mares.
Você acha que sou farta, por isso me desperdiça.
Você me polui me maltrata.
Estou morrendo e você nem percebe.
Poema de Kátia Silva Pereira
Funcionária do SINDAE
Funcionária do SINDAE
II - Questões sobre o
texto.
1
- De que importante recurso natural fala o texto?
2 - Você conhece o mar? Já foi até a praia? Onde?
3 - Em caso afirmativo, como são as praias? Elas estão limpas?
4 - Na sua opinião, o que está causando a poluição dos oceanos e mares?
5 - O lugar onde você mora é banhado pelo oceano?
6 - Que oceano banha o litoral brasileiro?
7 - Qual a importância da água para os seres vivos?
8 - O texto relata onde podemos encontrar a água em nosso planeta. Cite os exemplos fornecidos pela autora.
9 - Quais as utilidades da água enumeradas no texto?
10 - Qual a mensagem final da autora sobre a água ?
11 - Dê uma dica para quem quer colaborar com o planeta economizando água.
2 - Você conhece o mar? Já foi até a praia? Onde?
3 - Em caso afirmativo, como são as praias? Elas estão limpas?
4 - Na sua opinião, o que está causando a poluição dos oceanos e mares?
5 - O lugar onde você mora é banhado pelo oceano?
6 - Que oceano banha o litoral brasileiro?
7 - Qual a importância da água para os seres vivos?
8 - O texto relata onde podemos encontrar a água em nosso planeta. Cite os exemplos fornecidos pela autora.
9 - Quais as utilidades da água enumeradas no texto?
10 - Qual a mensagem final da autora sobre a água ?
11 - Dê uma dica para quem quer colaborar com o planeta economizando água.
DRAMATIZAÇÃO: O CICLO DA ÀGUA
1ª Personagem — Uma menina representando a Água
FALA:
1ª Personagem — Uma menina representando a Água
FALA:
— Há como é triste ser Água...!
— Fui feita para matar a sede, limpar, lavar, repor energia, dar vida!
— Vejam como estou agora:
* Fraca, cada vez mais poluída, indefesa.
— Não sei o que fazer!
2 ª Personagem – Um menino, representando um Ecologista
FALA:
— É amiga Água , tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam.
Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você.
— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo.
3ª Personagem – (Menino ou menina) O Sol
— É amiga Água , tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam.
Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você.
— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo.
3ª Personagem – (Menino ou menina) O Sol
FALA:
—
É, eu estou decepcionado com a humanidade.
— Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor.
— Não consigo me controlar.
— Estou fazendo mal a terra, sem querer.
2ª FALA DA ÁGUA
— Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor.
— Não consigo me controlar.
— Estou fazendo mal a terra, sem querer.
2ª FALA DA ÁGUA
—
Vejam meus amigos, já não consigo nem se quer seguir meu ciclo normalmente,
pois falta EU, a água, muitas vezes...
— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor.
-- Eu tenho que esta nas plantas e nos animais, para sair em vapor
-- Tenho subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas.
--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desço de lá como chuva, há como é gostosa essa brincadeira, trás vida e felicidade aos seres vivos.
— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora.
— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor.
-- Eu tenho que esta nas plantas e nos animais, para sair em vapor
-- Tenho subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas.
--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desço de lá como chuva, há como é gostosa essa brincadeira, trás vida e felicidade aos seres vivos.
— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora.
Ao
redor da água, começam a cantar a música Planeta Água.
Planeta Água
Água que nasce na fonte
Serena do mundo E que abre um Profundo grotão
--------------x--------------
Água que faz inocente Riacho e deságua Na corrente do ribeirão...
---------------x-------------
Águas escuras dos rios
Que levam A fertilidade ao sertão
--------------x--------------
Águas que banham aldeias E matam a sede da população...
--------------x-------------
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas Ronco de trovão
-------------x---------------
E depois dormem tranquilas No leito dos lagos No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água É misteriosa canção |
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora Virar nuvens de algodão...
---------------x-------------
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris Sobre a plantação
--------------x--------------
Gotas de água da chuva Tão tristes, são lágrimas Na inundação...
----------------x-----------
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas Que encharcam o chão
----------------x-------------
E sempre voltam humildes Pro fundo da terra Pro fundo da terra...
----------------x---------------
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água...
---------------x---------(2x)
|
PARABÉNS AMIGA,SEU BLOG ESTÁ PERFEITO!
ResponderExcluirMuito obrigada amiga.
Excluir