PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO EPROINFO
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO-ENSINANDO E APRENDENDO COM AS
TICS-100H
NÚCLEO TECNOLÓGICO EDUCACIONAL-NTE-COREMAS/PB
FORMADORA: MARIA JOSÉ ALVES GOMES VICENTE
CURSISTAS: MARIA LUCIA SILVA GOMES DE ANDRADE
RITA GOMES CÂNDIDO
TEMA: 2.5
SUB-TEMA: PLANEJANDO A ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU
INTERNET
PLANO
DE AULA
ASSUNTO: LITERATURA (HISTÓRIA DE PINÓQUIO)
Disciplinas envolvidas: Português e Matemática
Objetivo Geral:
Criar nas crianças o hábito de escutar histórias, favorecendo o contato com
textos literários, para o crescimento e enriquecimento pessoal e social.
Justificativa: Este
trabalho foi desenvolvido devido as grandes e profundas extensões dos gêneros
literários procurando desmistificar o ensino da educação básica, de 3º e 4°
ano, permitindo assim o desenvolvimento da capacidade da expressão oral e
escrita.
Metodologia:
*Livros
literários;
*Cantinho
da leitura;
*Aula
expositiva dialógica;
*Leitura
do clássico infantil (Pinóquio)
Avaliação: Os
educandos serão avaliados de acordo com a participação e desenvolvimento nas
atividades propostas.
Culminância:
Apresentação dos trabalhos na aula presencial.
Público Alvo:
Alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Flórido Nitão Diniz.
Duração: 05
dias
Habilidades:
*Reconhecer
a importância da literatura;
*Interpretar
imagens:
*Enriquecer
o vocabulário por meio do uso da linguagem oral e escrita;
*Compreender
que a falta de leitura causam prejuízos na aprendizagem.
O que
o aluno poderá aprender com esta aula:
-Tomar
gosto pela leitura, fazer reprodução oral e escrita através do clássico
Pinóquio, desenvolver a criatividade e a coordenação motora, identificar
figuras geométricas e resgatar os valores essenciais para o convívio familiar e
social.
DESENVOLVIMENTO
1° Momento:
Leitura do clássico infantil (A história de Pinóquio)
Gepeto
era um carpinteiro que fabricava marionetes de madeira. Ele fez um boneco com
muita dedicação e colocou o seu nome de Pinóquio.
Gepeto
ficou muito orgulhoso de seu boneco porque não tinha filhos. Trabalhou até
tarde e depois foi dormir deixando o Pinóquio na marcenaria para que secasse a
pintura.
À meia
noite a oficina ficou toda iluminada.Apareceu uma fada que com sua
varinha,tocou o boneco de madeira e ele começou a se mover.Pinóquio tomou
vida:podia caminhar,brincar,correr e até falar.
Na
manhã seguinte, Pinóquio foi à escola acompanhado de Pepe Grilo. No caminho, dois
malandros, lobo Gedeon e o gato Grambelaco, convenceram Pinóquio ir com eles a
conhecer o mundo.
O
lobo Gedeon disse que a escola era muito chata e o levou ao circo de Strombole
que se encantou com o boneco de madeira e o comprou dos malandros. Pinóquio
queria voltar para casa, porém o dono do circo o trancou numa jaula.
A
fada apareceu e chamou sua atenção. Mas ele mentiu dizendo que tinha sido
sequestrado. Neste momento, o nariz de Pinóquio cresceu e se tornou um galho de
árvore. Pinóquio pediu perdão e disse a verdade.
O nariz de Pinóquio voltou ao
normal. A jaula desapareceu, e Pinóquio prometeu que não voltaria a mentir e
iria para a escola como todas as crianças obediente.
No
dia seguinte, ao invés de ir para a escola, Pinóquio conheceu dois garotos que
não gostavam de estudar e foi com eles para uma casa de jogos eletrônicos. De
repente surgiram estranhas modificações nos meninos que ficaram com o corpo de
burro; em Pinóquio cresceu orelhas e rabo de burro,deixando todos assustados.
Pinóquio
ficou muito triste, caminhou bastante e foi parar numa praia. Ele ficou
distante de casa e pediu a uma gaivota
para lhe ensinar o caminho de volta para se encontrar com Gepeto.
Pinóquio
já estava cansado de tanto caminhar, de repente avistou Gepeto pescando na
beira do oceano. Pinóquio correu ao encontro de Gepeto.
Gepeto
arrancou de Pinóquio as orelhas e o rabo de burro e todos entraram na balsa de
volta para casa. De repente uma enorme baleia se aproximou e a balsa virou. Pinóquio
e Gepeto foram parar na barriga da baleia. Eles lutaram e conseguiram saírem de
dentro da baleia.
Quando
chegaram em casa, a fada transformou Pinóquio em um menino obediente de carne e
osso.Gepeto ficou tão feliz que
dançaram,cantaram e viveram felizes para sempre.Pinóquio aprendeu uma
lição:nunca mais mentir.
FIM
2ºMomento: Questionamento
informal:
*É
importante sempre dizer a verdade?Por quê?
*Vocês
já ouviram o ditado ”A mentira tem pernas curtas?” O que isso quer dizer?
*Já
imaginaram o que aconteceria se todas as vezes que mentíssemos o nosso nariz
crescesse.
3º
Momento: Os alunos irão ler e interpretar o texto sobre a história. Será dado ênfase
como: verdade,mentira,obediência,desobediência,preguiça.
Ainda
desenvolverão atividades envolvendo gramática, ortografia, acentuação e frases.
4º
Momento – Matemática-Confecção do boneco Pinóquio usando as formas geométricas.
portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.Aula.html?aula=16442
5°Momento: Desenvolvimento das
atividades propostas em todos os momentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário