sábado, 14 de abril de 2012

ATIVIDADE 1.7 EQUIPE 1


PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – APRENDENDO E COM AS TICs
TUTORA: Maria José Alves Gomes Vicente Leite
Cursistas: Jecina Alaíde Soares Ferreira Lima
Joelma Soares.
Josefa Formiga de Sousa Diniz
Josefa Lindalva de Andrade
Pesquisa sobre experiências desenvolvidas com projetos.

          Para finalizar as atividades da unidade I, foi feita uma pesquisa sobre experiências desenvolvidas com projetos. Influenciada pelas orientadoras do curso em vigor, e realizadas pelas cursistas acima citadas onde a entrevistada foi a professora Nely Pires, essa experiência serviu para dar continuidade a reflexão sobre a temática em questão.
          A educadora fala sobre o projeto GeoArte e coloca em prática uma de suas idéias, alegando que é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo e mais organizado do conhecimento, articulado os diversos espaços do conhecimento. Nesse sentido foram envolvidos os seguintes conteúdos curriculares;
·         O pescado- confecção de bijuterias com escamas;
·         Tronco, raízes e galhos- vegetação;
·         Artesanato em palha de milho- agricultura de subsistência;
·         Pintura em tela- paisagem.
            O numero de alunos participantes deste projeto é de 310, sendo acompanhados e orientados por duas educadoras, porém, foram utilizadas as novas tecnologias e mídias como: computador, data show, TV, slides etc. Tendo uma duração de 4 bimestres.  As reações dos alunos surpreenderam as expectativas dos professores responsáveis por este trabalho, onde os alunos aprovaram as idéias inovadoras e estão muito participativos, interagindo de forma geral no processo de desenvolvimento para a formação de sua cidadania.
      Segundo a entrevistada este projeto surgiu da necessidade de se trabalhar os macro campos, integrando geografia a arte, onde o artesanato encontrou um espaço para ser trabalhado através de módulos, assegurando junto à geografia. A eficácia de fazer acontecer o procedimento das ações e metas desejadas envolvendo os alunos do ensino médio, em atividades diversificadas, criativas e inovadoras que venham contribuir para a formação da cidadania de cada envolvido.

    Enfim o conhecimento só e realmente adquirido quando atribuímos a ele um significado. Portanto o trabalho com projeto ajuda o aluno a refletir, construir, e sistematizar o conhecimento que usar no seu dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário