PROGRAMA
NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO –
APRENDENDO E COM AS TICs
TUTORA: Maria José Alves
Gomes Vicente Leite
Cursistas: Jecina Alaíde
Soares Ferreira Lima
Joelma Soares.
Josefa Formiga de Sousa Diniz
Josefa Lindalva de Andrade
Pesquisa sobre experiências
desenvolvidas com projetos.
Para finalizar as atividades da
unidade I, foi feita uma pesquisa sobre experiências desenvolvidas com
projetos. Influenciada pelas orientadoras do curso em vigor, e realizadas pelas
cursistas acima citadas onde a entrevistada foi a professora Nely Pires, essa
experiência serviu para dar continuidade a reflexão sobre a temática em
questão.
A educadora fala sobre o projeto GeoArte
e coloca em prática uma de suas idéias, alegando que é necessário repensar a
escola e a educação no sentido mais amplo e mais organizado do conhecimento,
articulado os diversos espaços do conhecimento. Nesse sentido foram envolvidos
os seguintes conteúdos curriculares;
·
O pescado- confecção de bijuterias com
escamas;
·
Tronco, raízes e galhos- vegetação;
·
Artesanato em palha de milho- agricultura de
subsistência;
·
Pintura em tela- paisagem.
O
numero de alunos participantes deste projeto é de 310, sendo acompanhados e
orientados por duas educadoras, porém, foram utilizadas as novas tecnologias e
mídias como: computador, data show, TV, slides etc. Tendo uma duração de 4
bimestres. As reações dos alunos
surpreenderam as expectativas dos professores responsáveis por este trabalho, onde
os alunos aprovaram as idéias inovadoras e estão muito participativos,
interagindo de forma geral no processo de desenvolvimento para a formação de
sua cidadania.
Segundo a entrevistada este projeto
surgiu da necessidade de se trabalhar os macro campos, integrando geografia a
arte, onde o artesanato encontrou um espaço para ser trabalhado através de
módulos, assegurando junto à geografia. A eficácia de fazer acontecer o
procedimento das ações e metas desejadas envolvendo os alunos do ensino médio,
em atividades diversificadas, criativas e inovadoras que venham contribuir para
a formação da cidadania de cada envolvido.
Enfim o conhecimento só e realmente
adquirido quando atribuímos a ele um significado. Portanto o trabalho com
projeto ajuda o aluno a refletir, construir, e sistematizar o conhecimento que
usar no seu dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário