quarta-feira, 18 de abril de 2012

ATIVIDADE 1.7 EQUIPE 10


Pesquisa sobre experiências desenvolvidas com projetos.

  Em entrevista realizada com a gestora da EEEM Adv. Nobel Vita, a Srª Maria de Fátima Silva Cavalcanti, nossa equipe formada pelas cursistas: Maria de Fátima Leite, Maria de Fátima Moraes, Maria do Carmo de Souza e Maria do Socorro Cabral, chegou a seguinte conclusão sobre experiências desenvolvidas com projetos:
É um trabalho proveitoso que tem como objetivo implementar ações padagógicas a fim de aproximar teoria e prática contribuindo de forma concreta e abrangente com os eixos da Tecnologia, Comunicação e Cidadania, estimulando a participação de toda a escola na reconstrução do saber por meio de um trabalho coletivo, solidário e responsável.
No eixo da tecnologia a proposta exige que professor e aluno explorem os recursos de forma a colaborar mais com a aquisição de conhecimento, permitindo condições de uma aprendizagem inovadora, interativa. A utilização das ferramentas, aumenta a motivação, pois exerce um grande fascínio e tudo se torna interessante, fácil e prazeroso, de um jeito, que todos os dias há aulas no laboratório de informática.
No eixo da comunicação permite a implantação de salas ambientes, como alternativa pedagógica, facilitando acesso aos equipamentos, dando uma nova dinâmica ao ensino. Esses espaços são climatizados, com televisão, vídeo cassete, micro system, data show,projetor de imagens, banner, mural, armário, livros, mapas,etc, e tem como principal característica a formação de grupos, organizados por eixos temáticos como: Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências Naturais e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Com essa organização os alunos deixam de possuir sala fixa e a cada aula, permutam entre os eixos temáticos, construindo o conhecimento em parceria com o professor. No eixo da Cidadania é possível a oferta de cursos de informática para alunos, professores, pessoal de apoio e comunidade.
Sua abrangência envolve todos os conteúdos curriculares, visto que trata-se de projeto de gestão para um público alvo de 705 alunos, 34 professores, 23 funcionários e os colegiados: Grêmio Estudantil, Conselho de Classe, Conselho Escolar, Associação de Pais e Mestres.
Utiliza todos os recursos tecnológicos possíveis e impossíveis, do giz ao quadro branco, do ábaco ao aplicativo, do livro impresso ao virtual, softwares, sistema web, laboratório de informática, data show, projetor de imagens, blog, fórum, site, ead, rádio, jornal, etc. O papel do gestor é democratizar o acesso.
O projeto é para tempo indeterminado. Um processo contínuo, avalia, replaneja, executa e reavalia, inserindo novas ações e ajustando outras em prol da visão de qualidade total para 2020.
Segundo a gestora, é possível afirmar que o resultado é positivo e bastante promissor. Observando elevada permanência na escola, maior qualidade, aumento na participação, diversificação na metodoligia, avanço tecnológico e democratização.
Segundo a gestora, um dos objetivos é que: “Queremos uma escola, onde todos dirijam e sejam dirigidos, todos avaliem e sejam avaliados.”  (Libâneo)


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