PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO
EPROINFO
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO-
APRENDENDOE ENSINANDO COM AS TIC-100h
NÚCLEO DE TECNOLOGIA
EDUCACIONAL-NTE
COREMAS-PB
EQUIPE : Marlene da Nóbrega
Machado
Maria Sônia de Sá
Maria Lúcia
Rita Gomes
Relatório: Pesquisa Sobre experiências
desenvolvidas com projetos.
Com as novas tecnologias da educação e
comunicação destaca-se a importância da mídia através das novas oportunidades
tecnológicas, e assim a internet potencializada através de softwares de livre
acesso como o moodle tem tido a capacidade de garantir uma interatividade que
antes não era possível ter com outras modalidades de Educação A Distância, como
Tv, Radio, Filmes, e desta forma capaz de garantir presença momentânea a vários
alunos mesmo estando distantes. (Moran, 2007).
Ao entrevistarmos o Sr Robson da Silva
Cavalcante, ele nos relatou acerca de um projeto que está sendo desenvolvido na
E.E.E.M. Advogado Nobel Vita que tem por tema: A educação a Distância como ferramenta
para estimular e melhorar o desempenho dos alunos, este projeto integra
conteúdos curriculares, dentre eles Biologia e técnicas de redação e ainda um
eixo de discussão de temas geradores, envolvendo professores de Biologia,
Português, Filosofia e ainda técnico em informática, para motivar e potencializar
os alunos para a aprendizagem . E com o amplo acesso e aceitação que a internet
trouxe para toda a sociedade, percebeu-se que essa ferramenta poderia ser usada
em beneficio da educação. De início o projeto contemplou 84 alunos , 3
professores, e um técnico , pretendendo-se estender para todos os alunos. Foi
utilizadas como ferramentas a internet, moodle, redação (produção textual) ,
com duração de 6 meses a 1ª etapa.
A
participação dos alunos foi voluntária devido a ausência de habilidades da
maior parte do alunado com o computador, problema que está sendo sanado através
dos cursos de informática básica que a escola ofereceu em turnos alternados. O
objetivo deste projeto é melhorar o desempenho dos alunos na redação, nos
exames de verificação como ; Enem e vestibular, como também aprimorar a
leitura, praticar a pesquisa e discussão , aumentar a participação dos alunos
no processo de ensino e aprendizagem, afirma Robson.
A ausência de politicas educativas e
propostas pedagógicas que vão ao encontro do alunado são fortes fatores, assim a
E.E.E.M. Advogado Nobel Vita tentando superar os problemas de aprendizagem que
se refletem no ENEM que em 2009 obteve uma pontuação média de 480,9 e em 2010
de 486.11 estando pois, bem abaixo da média do estado e ainda dentro da sua
gerência de ensino ocupa uma posição desconfortável, fruto de ações
equivocadas, concluiu Robson. Por mérito o professor Robson foi destacado como
o melhor profissional 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário