segunda-feira, 16 de abril de 2012

ATIVIDADE 1.7 EQUIPE 6


PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO EPROINFO
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO- APRENDENDOE ENSINANDO COM AS TIC-100h
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL-NTE
COREMAS-PB
EQUIPE : Marlene da Nóbrega Machado
                 Maria Sônia de Sá
                 Maria Lúcia
                 Rita Gomes

Relatório: Pesquisa Sobre experiências desenvolvidas com projetos.
      Com as novas tecnologias da educação e comunicação destaca-se a importância da mídia através das novas oportunidades tecnológicas, e assim a internet potencializada através de softwares de livre acesso como o moodle tem tido a capacidade de garantir uma interatividade que antes não era possível ter com outras modalidades de Educação A Distância, como Tv, Radio, Filmes, e desta forma capaz de garantir presença momentânea a vários alunos mesmo estando distantes. (Moran, 2007).
       Ao entrevistarmos o Sr Robson da Silva Cavalcante, ele nos relatou acerca de um projeto que está sendo desenvolvido na E.E.E.M. Advogado Nobel Vita que tem por tema: A educação a Distância como ferramenta para estimular e melhorar o desempenho dos alunos, este projeto integra conteúdos curriculares, dentre eles Biologia e técnicas de redação e ainda um eixo de discussão de temas geradores, envolvendo professores de Biologia, Português, Filosofia e ainda técnico em informática, para motivar e potencializar os alunos para a aprendizagem . E com o amplo acesso e aceitação que a internet trouxe para toda a sociedade, percebeu-se que essa ferramenta poderia ser usada em beneficio da educação. De início o projeto contemplou 84 alunos , 3 professores, e um técnico , pretendendo-se estender para todos os alunos. Foi utilizadas como ferramentas a internet, moodle, redação (produção textual) , com duração de 6 meses a 1ª etapa.
A participação dos alunos foi voluntária devido a ausência de habilidades da maior parte do alunado com o computador, problema que está sendo sanado através dos cursos de informática básica que a escola ofereceu em turnos alternados. O objetivo deste projeto é melhorar o desempenho dos alunos na redação, nos exames de verificação como ; Enem e vestibular, como também aprimorar a leitura, praticar a pesquisa e discussão , aumentar a participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, afirma Robson.
     A ausência de politicas educativas e propostas pedagógicas que vão ao encontro do alunado são fortes fatores, assim a E.E.E.M. Advogado Nobel Vita tentando superar os problemas de aprendizagem que se refletem no ENEM que em 2009 obteve uma pontuação média de 480,9 e em 2010 de 486.11 estando pois, bem abaixo da média do estado e ainda dentro da sua gerência de ensino ocupa uma posição desconfortável, fruto de ações equivocadas, concluiu Robson. Por mérito o professor Robson foi destacado como o melhor profissional 2011.

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