PROGRAMA
DE CAPACITAÇÃO DO PROINFO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
NÚCLEO
DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NET COREMAS-PB
FORMADORA:
MARIA JOSÉ ALVES GOMES VICENTE LEITE
ALUNAS:
CLAUDIANA CRISTINA GOMES
ERISMAR MARIA DE ARAÚJO
ROBERTO
FLÁVIA FERREIRA CAMPOS
FRANCINAURA ALMEIDA
RODRIGUES BURITI.
PESQUISA SOBRE
EXPERIENCIAS DESENVOLVIDAS COM PROJETOS
Tendo como tema: Viajando pela leitura.
O Projeto de pesquisa foi realiado pelo
professor Roberivan Manoel de Andrade, sendo que o projeto foi desenvolvido em
duas escolas: Uma escola Estadual que é a E.E.E.F.Carlos Luis de Araújo no 5º
ano no município de Coremas e a outra
escola é a E.M.E.F..Avelino de Queiroga Cavalcante do 3º ao 5º ano no município
de Pombal.
O projeto
teve como objetivo geral:
·
Despertar o interesse e o prazer do educando
pela leitura e escrita, contribuindo na construção da cidadania.
Visando alcançar os seguintes objetivos
específicos:
·
Utilizar a leitura como momento de lazer;
·
Desenvolver a criatividade do aluno quanto a
produção oral e escrita, valorizando as inteligências múltiplas;
·
Desenvolver e analisar criticamente os
exercícios da leitura contextualizando o diálogo como forma de mediar conflitos
e de tomar decisões coletivas.
O
Projeto foi desenvolvido e forma multidisciplinar com maior destaque para as
disciplinas de Língua Portuguesa envolvendo conteúdos (diversidade de gêneros
textuais; ortografia; prática de leitura e escrita), como também artes
englobando (artes plásticas: desenhos e pinturas; dramatizações; danças;
confecções de livros).
O Projeto foi trabalhado com 46 alunos, sendo que 30 na Escola Carlos
Luiz de Araújo e 16 na Escola Avelino de Queiroga Cavalcante, envolvendo as
seguintes tecnologias e mídias:
·
Livros paradidáticos;
·
Jornais e revistas;
·
Aparelho de DVD e TV;
·
Data show;
·
Micro system;
·
Máquina fotográfica;
·
Notebook /computador;
·
Impressora.
O trabalho foi desenvolvido em todo o ano letivo. Ficou notório o
interesse dos alunos em todos os momentos desenvolvidos no projeto, uma vez que
este traz como prioridade a participação ativa do educando em todas as ações
executadas, exemplo: escolha dos textos, livros paradidáticos, momentos de
dramatizações, etc.
O projeto tem o objetivo prioritário, o
desenvolvimento dos alunos quanto à leitura e escrita e todos os trabalhos
foram executados de modo competitivo, onde ao final do ano letivo, apenas três
alunos serão os vencedores do concurso de leitura, onde receberão troféus e
medalhas. O fato da disputa gera um maior interesse no aluno e isso contribui de um modo geral
em uma aprendizagem significativa.
O Projeto foi desenvolvido da seguinte
forma:
1º Houve a seleção de textos diversos(
poemas, cartas, fábulas, contos, receitas, etc.)
2º Rodízio de leitura diversificada (
textos humorísticos, jornal, revista, fábulas e contas) .
3º A cada semana será trabalhado um
texto ou livro paradidático ( os alunos farão a leitura).
4º Todos os textos serão explorados
quanto a interpretação, ortografia e gramática;
5º Nos momentos da exposição da leitura
ou síntese dos livros lidos, dramatizações. Os alunos serão avaliados por
turma, professor e gestor, superiores (opcional).
6º Serão realizadas visitas a
bibliotecas da escola ou do município;
7º Serão promovidos momentos de
produções textuais, seguido de roteiro ou gravuras;
8º Haverá momentos de exposições de
histórias infantis, através de vídeos ou micro system.
O processo avaliativo ocorreu de modo
contínuo, observando a participação, o envolvimento dos alunos nas diversas
atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário