domingo, 15 de abril de 2012

ATIVIDADE 1.7 EQUIPE 2


PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO PROINFO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL - NET COREMAS-PB

FORMADORA: MARIA JOSÉ ALVES GOMES VICENTE LEITE

ALUNAS:

CLAUDIANA CRISTINA GOMES
ERISMAR MARIA DE ARAÚJO ROBERTO
FLÁVIA FERREIRA CAMPOS
FRANCINAURA ALMEIDA RODRIGUES BURITI.


PESQUISA SOBRE EXPERIENCIAS DESENVOLVIDAS COM PROJETOS

  
                                 Tendo como tema: Viajando pela leitura.
   O Projeto de pesquisa foi realiado pelo professor Roberivan Manoel de Andrade, sendo que o projeto foi desenvolvido em duas escolas: Uma escola Estadual que é a E.E.E.F.Carlos Luis de Araújo no 5º ano  no município de Coremas e a outra escola é a E.M.E.F..Avelino de Queiroga Cavalcante do 3º ao 5º ano no município de Pombal.

O projeto teve como objetivo geral:
·         Despertar o interesse e o prazer do educando pela leitura e escrita, contribuindo na construção da cidadania.
    Visando alcançar os seguintes objetivos específicos:
·         Utilizar a leitura como momento de lazer;
·         Desenvolver a criatividade do aluno quanto a produção oral e escrita, valorizando as inteligências múltiplas;
·         Desenvolver e analisar criticamente os exercícios da leitura contextualizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
  O Projeto foi desenvolvido e forma multidisciplinar com maior destaque para as disciplinas de Língua Portuguesa envolvendo conteúdos (diversidade de gêneros textuais; ortografia; prática de leitura e escrita), como também artes englobando (artes plásticas: desenhos e pinturas; dramatizações; danças; confecções de livros).
    O Projeto foi trabalhado com 46 alunos, sendo que 30 na Escola Carlos Luiz de Araújo e 16 na Escola Avelino de Queiroga Cavalcante, envolvendo as seguintes tecnologias e mídias:
·         Livros paradidáticos;
·         Jornais e revistas;
·         Aparelho de DVD e TV;
·         Data show;
·         Micro system;
·         Máquina fotográfica;
·         Notebook /computador;
·         Impressora.
    O trabalho foi desenvolvido em todo o ano letivo. Ficou notório o interesse dos alunos em todos os momentos desenvolvidos no projeto, uma vez que este traz como prioridade a participação ativa do educando em todas as ações executadas, exemplo: escolha dos textos, livros paradidáticos, momentos de dramatizações, etc.
O projeto tem o objetivo prioritário, o desenvolvimento dos alunos quanto à leitura e escrita e todos os trabalhos foram executados de modo competitivo, onde ao final do ano letivo, apenas três alunos serão os vencedores do concurso de leitura, onde receberão troféus e medalhas. O fato da disputa gera um maior interesse   no aluno e isso contribui de um modo geral em uma aprendizagem significativa.
O Projeto foi desenvolvido da seguinte forma:
1º Houve a seleção de textos diversos( poemas, cartas, fábulas, contos, receitas, etc.)
2º Rodízio de leitura diversificada ( textos humorísticos, jornal, revista, fábulas e contas) .
3º A cada semana será trabalhado um texto ou livro paradidático ( os alunos farão a leitura).
4º Todos os textos serão explorados quanto a interpretação, ortografia e gramática;
5º Nos momentos da exposição da leitura ou síntese dos livros lidos, dramatizações. Os alunos serão avaliados por turma, professor e gestor, superiores (opcional).
6º Serão realizadas visitas a bibliotecas da escola ou do município;
7º Serão promovidos momentos de produções textuais, seguido de roteiro ou gravuras;
8º Haverá momentos de exposições de histórias infantis, através de vídeos ou micro system.
O processo avaliativo ocorreu de modo contínuo, observando a participação, o envolvimento dos alunos nas diversas atividades propostas.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário