terça-feira, 17 de abril de 2012

ATIVIDADE 1.7 EQUIPE 8


PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs

TUTORA: Maria José Alves Gomes Vicente Leite

ALUNAS: Maria do Socorro Sousa Lacerda de Lucena
              Maria José Henrique Faustino
                                     Maria Félix Querino de Sousa
                                  Maria José Batista Lacerda


ATIVIDADE:  1.7 - Pesquisa sobre experiências desenvolvidas com  projetos.

Em cumprimento a atividade 1.7, sobre experiências desenvolvidas com projeto entrevistamos a professora Josélia da Silva Lacerda, graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional, e Pós Graduada em Pesquisa Educacional que desenvolveu o PROJETO ART IMPACT, com o Tema:  Meio Ambiente - “compromisso com a vida”. O referido Projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Carlos Luís de Araújo, quando então atuava como Gestora Escolar.
Se preocupar com o meio ambiente, com o nosso planeta é responsabilidade de cada ser humano. O maior predador da natureza é o homem e temos que nos conscientizar de que o lixo merece cuidados, e quando bem cuidado e reciclado torna-se luxo.
 A idéia surgiu de uma necessidade, quando houve a transferência do lixão na entrada da cidade de Coremas para outro local apropriado, pois estava prejudicando os moradores do Bairro aproximado, devido a ausência de higienização. A partir daí chegou a vez da escola desempenhar o seu papel, até porque  atualmente  as escolas não é só transferência de conteúdos, mas sim, formadora  de personalidades ; é  exercer o papel de cidadania;  ser agente transformador. Foram trabalhados conteúdos sobre o lixo nas séries do 6º ao 9º ano, com 400 alunos, com atuação  deles em debates; pesquisas; trabalho em grupo; entrevistas com pessoas da comunidade local; palestras sobre os prejuízos causados pelo lixo para a escola; conscientização ambiental e ecológica; participação dos alunos com peça teatral  com tema: reciclagem do lixo;  doenças causadas pelo lixo; caminhada até  o bairro  em principais ruas; reflorestamento da área local degradada.





O projeto foi desenvolvido durante o ano letivo e de forma interdisciplinar com professores de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes, religião e temas transversais e sendo usadas as tecnologias: computador, reto Projetor; Data Show, vídeos, slides, texto, pesquisas na internet, panfletos, rádio comunitária, faixas, carro de som, máquina  fotográfica  e televisão. Como sabemos, hoje as novas tecnologias dão suportes para o desenvolvimento de um trabalho mais amplo, e neste Projeto não foi diferente, teve os resultados positivos, a escola recebeu uma premiação para participar da Conferência Nacional Infanto Juvenil para o Meio Ambiente em Brasília-DF, tendo sido escolhido como representante da Escola o aluno: Inácio de Andrade.                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário