PROGRAMA DE
CAPACITAÇÃO DO PROINFO
NÚCLEO DE
TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE
COREMAS – PB
Formador: Maria
José A. G. V. Leite
Turma: 26375 Tic’s 2012.1
Coremas
Unidade: 1
Tema:
Atividade1.7
Sub-tema:
Trabalho por projetos
Nomes dos
cursitas ( trabalho em grupo ):
. Joderlândio G.
De Melo
. Francisca
Jozineide Adelino
. Maria de Fátima
Henrique Alves
. Jacyara
Laurentino da Silva
PESQUISA SOBRE
EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDAS COM PROJETOS
Este texto, um relato de entrevista,
compõe a atividade1.7 ( Pesquisa sobre experiência desenvolvida com projetos)
do curso de formação para professores do
Programa de capacitação do Proinfo-Tecnologias na educação, demonstra a
perspectiva de se trabalhar com projetos na escola. Em virtude disso promovemos
uma entrevista com um autor de um projeto que contemplasse esse tema.
A entrevista foi realizada no dia 12
de abril de 2012 com o autor do projeto, o estudante do curso de Licenciatura
em Letras da Universidade Federal da Paraíba, o Sr. Joderlândio Gonçalves de
Melo. O mesmo elaborou um trabalho para obtenção de graduação de curso
entitulado Projeto de Pesquisa: Leitura na sala de aula. Tal projeto tem como
objetivo fazer uma reflexão do ensino da leitura e apontar algumas diculdades
encontradas pelo professor. O corpo do projeto se baseou em observações e
questionamentos da sala de aula 6°ano da Escola M. E. I. F. Flórido Nitão Diniz
da cidade de Coremas-PB. Teve uma duração um mês, abrangeu conteúdos
curriculares de leitura, produção de texto e pesquisa de campo. Foram ainda
utilizadas recursos de computação para confecção do texto, tabelas de mostragem
de resultados e busca em sites da
internet. Participaram do Projeto a turma do 6º ano ‘B’ da escola
Flórido Nitão Diniz ( 16 alunos ). Teve ainda a colaboração da professora de
Língua Portuguesa da turma e da diretora Lindalva (autorizou a pesquisa na
escola-campus ).
Os alunos se mostraram bastante
cooperativos com o projeto de pesquisa, notaram que faziam parte de um trabalho
acadêmico e preocupados com suas condutas como estudantes.
O entrevistado se mostrou bastante
cooperativo ao falar de seu projeto, respondendo à nossa entrevista e
indagações sobre os benefícios de seu projeto, tais como o de prestar apoio
para o trabalho do professor de Língua Portuguesa e oferecer subsídios de
informação e para um melhor planejamento da comunidade escolar.
Foi ainda citado pelo entrevistado a
sua maior dificuldade com essa proposta de trabalho: A falta de experiência com
a temática de projetos.
Ele ressaltou que teve apoio técnico e
teórico da coordenação da UFPB, da diretora da escola a Sra. Lindalva Maria da
Conceição Guedes e dos alunos do 6°ano da escola objeto de sua pesquisa.
Diante
dessas observações, no que diz respeito ao trabalho com projetos em educação é
válido verificar que as mesmos tem o poder de transformar a realidade do
contexto escolar, pois aponta os problemas e as soluções que o professor deve
seguir para o ensino. Portanto cabe à nós trabalhadores em educação se
conscientizar do benefício da temática
de projetos e fazermos uso dessa metodologia para melhorar cada vez mais o
desenvolvimento da aprendizagem de nossos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário