segunda-feira, 16 de abril de 2012

ATIVIDADE 1.7 EQUIPE 7


PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO PROINFO

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE
COREMAS – PB

Formador: Maria José A. G. V. Leite
Turma: 26375   Tic’s  2012.1  Coremas
Unidade: 1
Tema: Atividade1.7
Sub-tema: Trabalho por projetos

Nomes dos cursitas ( trabalho em grupo ):
. Joderlândio G. De Melo
. Francisca Jozineide Adelino
. Maria de Fátima Henrique Alves
. Jacyara Laurentino da Silva



PESQUISA SOBRE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDAS COM PROJETOS

          Este texto, um relato de entrevista, compõe a atividade1.7 ( Pesquisa sobre experiência desenvolvida com projetos) do curso de formação para professores  do Programa de capacitação do Proinfo-Tecnologias na educação, demonstra a perspectiva de se trabalhar com projetos na escola. Em virtude disso promovemos uma entrevista com um autor de um projeto que contemplasse esse tema.
          A entrevista foi realizada no dia 12 de abril de 2012 com o autor do projeto, o estudante do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal da Paraíba, o Sr. Joderlândio Gonçalves de Melo. O mesmo elaborou um trabalho para obtenção de graduação de curso entitulado Projeto de Pesquisa: Leitura na sala de aula. Tal projeto tem como objetivo fazer uma reflexão do ensino da leitura e apontar algumas diculdades encontradas pelo professor. O corpo do projeto se baseou em observações e questionamentos da sala de aula 6°ano da Escola M. E. I. F. Flórido Nitão Diniz da cidade de Coremas-PB. Teve uma duração um mês, abrangeu conteúdos curriculares de leitura, produção de texto e pesquisa de campo. Foram ainda utilizadas recursos de computação para confecção do texto, tabelas de mostragem de resultados e busca em sites da  internet. Participaram do Projeto a turma do 6º ano ‘B’ da escola Flórido Nitão Diniz ( 16 alunos ). Teve ainda a colaboração da professora de Língua Portuguesa da turma e da diretora Lindalva (autorizou a pesquisa na escola-campus ).
         Os alunos se mostraram bastante cooperativos com o projeto de pesquisa, notaram que faziam parte de um trabalho acadêmico e preocupados com suas condutas como estudantes.     
         O entrevistado se mostrou bastante cooperativo ao falar de seu projeto, respondendo à nossa entrevista e indagações sobre os benefícios de seu projeto, tais como o de prestar apoio para o trabalho do professor de Língua Portuguesa e oferecer subsídios de informação e para um melhor planejamento da comunidade escolar.   
        Foi ainda citado pelo entrevistado a sua maior dificuldade com essa proposta de trabalho: A falta de experiência com a temática de projetos.
        Ele ressaltou que teve apoio técnico e teórico da coordenação da UFPB, da diretora da escola a Sra. Lindalva Maria da Conceição Guedes e dos alunos do 6°ano da escola objeto de sua pesquisa. 
        Diante dessas observações, no que diz respeito ao trabalho com projetos em educação é válido verificar que as mesmos tem o poder de transformar a realidade do contexto escolar, pois aponta os problemas e as soluções que o professor deve seguir para o ensino. Portanto cabe à nós trabalhadores em educação se conscientizar do  benefício da temática de projetos e fazermos uso dessa metodologia para melhorar cada vez mais o desenvolvimento da aprendizagem de nossos alunos.

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