terça-feira, 17 de abril de 2012

ATIVIDADE 1.7 EQUIPE 9


Curso de Capacitação do Eproinfo
Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TIC’s – 100h
Núcleo Tecnológico Educacional – NTE       Coremas/PB
Formadora: Maria José Alves Gomes Vicente Leite

Equipe:
Maria Joseilda Andrade Machado da Nóbrega
Maria Josenilda Leite Formiga
Rosilene de Andrade silva
Zaira Nitão Diniz

Tema: Atividade 1.7
Título: Pesquisa sobre experiências desenvolvidas com Projetos.

Professor Autor do Projeto: Maxsuel Gonçalves de Oliveira (Professor de Matemática  da EEEM Adv. Nobel Vita)

“Brincando com a Matemática”
           
            Nesta proposta de trabalho, escolhemos pesquisar um projeto realizado em uma escola onde já existe um laboratório de informática, para dar mais ênfase a necessidade de adentrarmos ao mundo tecnológico como mediadores da construção do saber para assim, estarmos aptos no auxílio do nosso alunado.
            O projeto intitulado “Brincando com a Matemática” com o objetivo de fixar conteúdos e desenvolver a integração do grupo envolveu os conteúdos: números inteiros, porcentagens, frações, operações, unidades de medidas de comprimento e peso.
Contou com a participação de noventa alunos do 3ºano médio dividos em duas turmas, e monitorados pelo o professor de matemática Maxsuel Gonçalves de Oliveira.
            A escola realizadora do projeto foi a Escola Estadual de Ensino Médio Adv. Nobel Vita que fica em Coremas-PB e teve a duração de dois meses no segundo semestre de 2011.
            O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas feitas pelos alunos no laboratório da escola, sobre jogos relacionados aos conteúdos curriculares descritos acima, e na seqüência, as turmas foram estimuladas à montagem de oficinas para confecção do material didático necessário. Depois de prontos, os materiais confeccionados em formas de jogos foram utilizados em gincanas promovidas em sala de aula, levando a turma a uma construção concreta de fórmulas matemáticas além de uma intregração consideravelmente otimista da mesma, que se mostrava com problemas de relacionamentos interpessoais.
            O êxito do projeto foi fato constatado no alcance dos objetivos propostos tanto da grade curricular quanto nos temas transversais promovendo a união dos alunos. O projeto foi culminado com uma festa de confraternização, e a longo prazo; a aprovação de vários participantes no vestibular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário